quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Alongamento ou aquecimento? O que vai ser.

Para saber a resposta correta devemos sempre dúvidar, questionar, ler muitas referências científicas ou não, perguntar, pensar por conta própria para depois formar uma opinião sobre o assunto. Mas mesmo depois, de ler, questionar, pensar e preciso estar aberto para novas ideias, pois no campo do conhecimento é tudo mutável e renovado, o que pode ser bom hoje, amanhã já temos dúvida da sua eficiência.

Isso pode ser comprovado sobre o alongamento e o aquecimento antes e depois do exercício físico. Os dois podem ter quase a mesma função porém tem objetivos diferentes. O tema nos dispertam dúvidas e encantamento ao mesmo tempo, o que mostram que nada sabemos sobre eles. O conhecimento é tão vasto e amplo, que se buscarmos apenas um referencial, podemos cair no erro de achar que o alongamento e aquecimento são a mesma coisa ou que os dois previnem lesões ou que devemos fazer os dois antes do exercício físico, então podemos ser taxativos e parcial.

Alongar pra quê? Quais são suas ações no corpo humano? Qual sua função e seu obejtivo real? Será que existe mais de um tipo de alongamento? Qual devo usar? Qual intensidade, frequência e duração? Afinal, pra que serve o aquecimento? Qual sua função? O que eles provocam de alteração no meu corpo? Qual devo escolher alongar ou aquecer? O aquecimento tem variações? E assim vai, quanto mais perguntas maior a probalidade de aumentar meu conhecimento.

Parece muito obvio quando pensamos sobre os dois temas, e ao tentar responder rápido e pelo senso comum, podemos limitar o saber e perderemos a oportunidade de aprofundar no conhecimento. O conhecimento é duradouro e para sempre, isso sim, deve ser feito com cuidado e muita observação para não fazermos conclusões precipitadas.

Conto com você para novas dúvidas, questionamentos e reflexões sobre o tema. Posta aqui embaixo seus comentários e pensamento. Você concorda ou descorda de mim, e porque!

 Referencial:
Será que fazer alongamento é uma boa ideia? Responsabilidade de Autoridade Fitness, 2016.Duração de 5m34s. Acessado em  6 de setembro de 2017.
O que acontece com o seu corpo quando você faz um bom aquecimento. Responsabilidade de Autoridade Fitness, 2016.Duração de 4m37s. Acessado no dia 6 de stembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ESPORTE, SEUS SENTIDOS E UM MODELO DE CLASSIFICAÇÃO PELA LÓGICA INTERNA

  O esporte, uma das práticas mais conhecidas da contemporaneidade, por sua grande presença nos meios de comunicação, caracteriza-se por ser...